Ticker

6/recent/ticker-posts

Fabrício: “É uma oportunidade que agarrei com unhas e dentes”



Em 2017 fui escolhido pela Equipe da SEE PE para contar um pouco da minha trajetória enquanto estudava o curso Técnico em Administração ofertado na modalidade a distância. Fui entrevistado por uma profissional de jornalismo que me ouviu e escreveu em palavras os desafios de um estudante de família humilde que conseguiu ser estagiário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco no Cartório de Bodocó. 

Fabrício: “É uma oportunidade que agarrei com unhas e dentes”


“Sei que através desse curso vou conseguir uma formação qualificada.” A convicção estampada nessas palavras é do sertanejo de Araripina, Fabrício Ferreira, de apenas 23 anos. Originário de uma família humilde, em que o pai - auxiliar de pedreiro -, e a mãe - empregada doméstica -, fizeram um grande esforço para educá-lo. O jovem, que acredita na educação como caminho para mudar sua realidade de vida, é aluno do curso técnico de Administração, oferecido pela Secretária de Educação de Pernambuco.

“É muito importante em tempos de crise, com tantos desempregados, você ter a oportunidade de fazer um curso técnico sem pagar nada. O Governo tem essa ação muito importante de capacitar as pessoas sem cobrar nada por isso, nem uma taxa”, destaca Fabrício, que complementa. “Esse curso me dá esperança de dias melhores e de me qualificar para assumir uma função administrativa em qualquer empresa”.

Foi o ingresso no curso técnico que garantiu a Fabrício uma oportunidade de estágio no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Há dois meses o estudante deixou o aconchego da sua casa, em Araripina, para morar na cidade de Bodocó, onde exerce suas atividades no 80º cartório do órgão eleitoral. “Eu consegui esse estágio no TRE através do curso técnico em Administração e estou sendo remunerado por isso. É um dinheiro que tem me ajudado muito, afinal, sou de uma cidade do interior onde os empregos são difíceis”, explica.

A nova atividade, inclusive, mudou a rotina e a dinâmica de vida de Fabrício. Além de mudar de cidade, ele precisa se deslocar uma vez por semana de Bodocó para Araripina, onde acontecem as aulas presenciais do curso da Educação a Distância (EAD) de Pernambuco. Mas o jovem encara o desafio com muita determinação e não pensa em desistir. “A saudade dos meus pais e dos amigos sempre aperta, mas essa é uma oportunidade que agarrei com unhas e dentes”, garante.

Para o futuro, Fabrício já tem planos traçados e definidos. O jovem, que já trabalhou como garçom e vendedor, agora sonha com a aprovação em um concurso público, que vai garantir a compra da sua casa própria e a construção de um sítio. “Acredito que é através da educação que a gente consegue sair de um estágio de vulnerabilidade para um patamar de independência, de poder caminhar com as próprias pernas”, afirma o estudante.

PorEquipe SEEP disponível em Inspira EaD (educacao.pe.gov.br).

Postar um comentário

0 Comentários